Sistemas pneumaticos
http://pt.scribd.com/doc/53449793/7/Caracteristicas-dos-Sistemas-Pneumaticos
4. Características dos Sistemas Pneumáticos
Analisando as características do ar comprimido comentadas anteriormente podemos entender as características dos sistemas pneumáticos. Entre as vantagens da utilização do ar comprimido temos:
Facilidade de obtenção (volume ilimitado);
Não apresenta riscos de faísca em atmosfera explosiva;
Fácil armazenamento;
Não contamina o ambiente (limpo e atóxico);
Não necessita de linhas de retorno (escape para a atmosfera), ao contrário de sistemas elétricos e hidráulicos;
Acionamentos podem ser sobrecarregados até a parada. No entanto, o ar apresenta vapor d'água (umidade) como comentado. Esse vapor d'água pode se condensar ao longo da linha pneumática dependendo das condições depressão e temperatura ao longo da linha. Se não houver um sistema para retirar a água, ela pode se acumular causando corrosão das tubulações. O ar apresenta também uma baixa viscosidade. A viscosidade mede a facilidade com que um fluido (gás ou líquido) escoa. Se um fluido tem baixa viscosidade implica que ele pode escoar por pequenos orifícios e, portanto a chance de ocorrer vazamentos é muito grande. Assim, vazamentos de ar em linhas pneumáticas são muito comuns.
Outro ponto importante é a compressibilidade do ar. Se considerarmos um atuador pneumático que é essencialmente um pistão acionado pelo ar não conseguimos fazer esse pistão parar em posições intermediárias com precisão, pois o esforço na haste do pistão comprime o ar retirando o pistão da sua posição inicial de parada. Por isso, os atuadores pneumáticos possuem apenas duas