Pneumática
Hidro-Pneumáticos
III – Pneumática (cont.)
Esquemas Pneumáticos
1. Esquemas Pneumáticos – Método
Intuitivo
Exemplo:
Pacotes que chegam por uma esteira transportadora de rolos são levantados e empurrados pela haste de cilindros pneumáticos para outra esteira transportadora. Devido a condições de projeto, a haste do segundo cilindro só poderá retornar após a haste do primeiro ter retornado.
Esteira transportadora e embaladora de produtos
Outra vista da Esteira transportadora e embaladora de produtos
1.1 Formas de representação
• Seqüência cronológica:
- a haste do cilindro A avança e eleva o pacote.
- a haste do cilindro B avança e empurra o pacote para a esteira II.
- a haste do cilindro A retorna à sua posição inicial.
- a haste do cilindro B retorna à sua posição inicial.
• Anotação em forma de tabela
• Indicação Vetorial
• Indicação Algébrica
1.2 Diagrama de Movimentos
• Diagrama trajeto-passo
Neste caso se representa a seqüência de movimentos dos elementos de trabalho, levando-se ao diagrama os movimentos e as condições operacionais de cada um deles.
Isto é feito através de duas coordenadas: uma representa o trajeto dos elementos de trabalho (avanço ou recuo), e a outra o passo
(diagrama trajeto-passo). Se existem diversos elementos de trabalho para um comando, estes serão representados da mesma forma e desenhados uns sob os outros. A ocorrência através de passos.
Do primeiro passo até o passo 2 a haste de cilindro avança da posição final traseira para a posição final dianteira, sendo que esta é alcançada no passo 2. A partir do passo 4, a haste do cilindro retorna e alcança a posição final traseira no passo 5.
• Diagrama trajeto-tempo
Neste diagrama, o trajeto de uma unidade construtiva é desenhado em função do tempo, contrariamente ao diagrama trajetopasso. Neste caso o tempo é desenhado e representa a união cronológica na seqüência, entre as distintas unidades. Para