Pneumática
PNEUMÁTICA E HIDRÁULICA
PRENSA DE PRATOS DE ALUMÍNIO
Alunos: Paulo H. Bueno.
Pedro L. Cordeiro.
Rafaella F. Costa
Rômulo França.
São Paulo
2012
➢ Trabalho Proposto de Pneumática e Hidráulica
Através de um circuito pneumático encontrado na internet, fazer uma analise dinâmica do circuito, explicar as principais características dos componentes no circuito, e listar os valores dos componentes utilizados.
1 - Circuito Pneumático (Real / Teórico) - Desenho
[pic]
Prensagem longitudinal é uma operação relativamente comum na linha de montagem e para isso utilizam-se prensas de montagem nas quais as peças são fixadas à mão ou automaticamente. Em muitas aplicações basta utilizar prensas pneumáticas, especialmente se são equipadas com cilindros Tandem. [pic] A ilustração apresenta uma prensa deste tipo. A altura do suporte de fixação pode ser ajustada através de pinos de posicionamento. A pressão de operação é fornecida por um multiplicador de pressão (booster). No caso de peças alimentadas manualmente, deve-se fixar um módulo bimanual por razões de segurança.
2 - Analise Dinâmica do circuito – Funcionamento do circuito pneumático
Quando pressionar simultaneamente as duas válvulas manuais o cilindro vence o força da mola e avança. E continuará avançando enquanto os botões estiverem acionados.
Quando os botões forem desacionados, o cilindro não terá mais pressão e recuará pela força da mola.
Por questão de segurança foi instalada uma válvula AND que tem a função de obrigar que acione os dois botões simultaneamente para começar a avançar o cilindro pneumático.
3 - Principais Características dos Componentes (Incluir a norma utilizada)
Cilindro de ação simples com retorno por mola.
Válvula E só permite a passagem do ar quando acionados