Pneumática
Título 2
Objetivo 2
Resumo 2
Introdução 2
Desenvolvimento 9
Resultados............................................................................................................................6
Conclusão 10
Referências Bibliográficas 11
Relatório 1 – PRODUÇÃO DE AR COMPRIMIDO
1) TÍTULO
Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos
2) OBJETIVOS
Informar características sobre os sistemas pneumáticos e hidráulicos e suas vantagens e desvantagens. Informar também sobre onde podemos aplicá-los e as características dos seus respectivos sistemas.
3) RESUMO
Este relatório informa o estudo de todas as características dos sistemas pneumáticos e hidráulicos pertinentes a sua aplicação, sua montagem e os benefícios o qual pode trazer. Também se foi levado em consideração as limitações e necessidades para sua aplicação e os ambientes em que podem ser utilizados.
4) INTRODUÇÃO
O ar comprimido adquiriu importância em aplicações industriais, somente na segunda metade do século XIX. No entanto, sua utilização é anterior à Da Vinci que, em seus inúmeros inventos, utilizou a energia do ar comprimido.
Na fundição da prata, do ferro, do chumbo e do estanho, são encontradas referências do ar comprimido datadas no Velho Testamento. A história conta que, há mais de 2.000 anos, técnicos da época construíram máquinas pneumáticas, utilizando para tal fim, um cilindro de madeira dotado de um êmbolo. Já o vento era aproveitado pelos antigos, utilizando sua força gerada pela dilatação do ar aquecido.
Em Alexandria, centro cultural do mundo helênico, foram construídas as primeiras máquinas, no III século A C.
Neste período, Ctesibios fundou a Escola de Mecânicos em Alexandria, tornando-se o precursor da técnica para comprimir o ar. Na mesma época, um grego chamado Hero, escreveu um artigo de dois volumes sobre as aplicações do ar comprimido e do vácuo.
Tais inventos, por falta de recursos e de materiais adequados, não foram