pneumatica
Resumo A aplicação de pneumática e hidráulica na Engenharia Mecânica tem se dado de forma concreta em função das inúmeras vantagens que ambas proporcionam com bastante diferenças e vantagens a outras tecnologias. Os sistemas hidráulicos e pneumáticos são compostos por vários tipos de equipamentos - tais como: cilindros, motores, válvulas, chaves de fim de curso, sensores, relés, sinalizadores, microcontroladores, CLP’s, etc.- inter-relacionados, a fim de que os equipamentos atuadores (cilindros e motores) executem funções pré–estabelecidas comandadas por outros equipamentos. Neste trabalho vamos abordar alguns conceitos fundamentais de hidráulica e pneumática e suas principais aplicações dentre o meio da Engenharia Mecânica.
Fixação dos dispositivos na hora do teste. No caso dos atuadores (cilindros e muscolos e etc...) a ancoragem a bancada e feita por bases de fixação rápida que dispensa o uso de ferramenta, a bancada possui trilhos equidistantes a 50 mm para a fixação dos componentes, já no caso das válvulas a ancoragem a bancada e feita com botão de fixação rápida.
Bancada com experimento pneumático montado.
Reguladores de pressão
O giro do regulador permite disponibilizar para a linha uma pressão inferior a de entrada, após a regulagem, deve-se forçar o mesmo para baixo de modo que o trave.
Manômetro
Através do mesmo é possível ver qual será a pressão disponível para a linha.
Conclusão: Através da aula pratica os acadêmicos revisaram e fixaram os conceitos das aulas teóricas, montaram circuitos pneumáticos compreendendo seus efeitos de maneira experimental.