Pneumatica
Pneumática é a ciência que estuda as propriedades físicas do ar e outros gases. No século XIX, surgiram as primeiras máquinas pneumáticas complexas, as locomotivas e perfuratrizes nas minas de carvão. Essas máquinas utilizavam vapor superaquecido e não ar comprimido propriamente dito, no entanto os princípios de funcionamento são idênticos.
E foi no século XX, que a pneumática passou a ser aplicada na automação industrial e se desenvolveu ao ponto que é conhecida hoje. Atualmente existem várias aplicações da pneumática no meio industrial e ate mesmo na nossa vida diária. Estes componentes são normalmente projetados e utilizados a uma pressão máxima de 1.723,6 kPa (17,2 BAR).
Algumas desvantagens e vantagens foram destacadas como:
Desvantagens:
Vantagens
Preparação
Transporte
Compressibilidade
Volume
Potência
Armazenamento
Escape
Temperatura
Custos
Segurança
Limpeza
Construção
Velocidade
Regulagem
Segurança contra sobrecarga
·
A maioria dos acionamentos e comandos pneumáticos funciona através de uma estação central de distribuição de ar comprimido. Para entender as características dos sistemas pneumáticos é necessário estudar o comportamento do ar.
2.0 COMPORTAMENTOS DO AR
O ar é muito importante, apesar de não possuir uma forma física ocupa todo o espaço onde está contido e sem ele não haveria vida em nosso planeta. Sua composição é constituída por Nitrogênio (78,09%), Oxigênio (20,95%), resíduos de Dióxido de Carbono, Argônio, Hidrogênio, Neônio, Hélio, Criptônio e Xenônio.
As propriedades do ar:
Compressibilidade:Um volume de ar, que quando é submetido por uma determinada pressão, será reduzido.
Elasticidade:O arretorna ao seu volume inicial após, cessada a força que causa a compressão.
Difusibilidade: O ar que lhe permite misturar homogeneamente com qualquer meio gasoso não saturado.
Expansibilidade: Tendência que têm os corpos gasosos a ocupar