Pneumatica
Ergonomia
Faj
2012
A Ergonomia no Setor de Autopeças
Objetivo
Mostrar uma análise detalhada sobre a ergonomia em uma determina função dentro do setor de autopeças, mostrando os aspectos corretos e apontando melhorias para os aspectos incorretos.
Introdução
A Ergonomia não somente é estudo da postura de um individuo ao se sentar em uma cadeira, mais que isso a ergonomia é uma ciência, que pode corrigir, prever ou alertar algo que não está bem para um trabalhador, função ou projeto.
Ergonomia vem de Ergon = Trabalho e Nomos = Regras, e é o estudo da adaptação do trabalho ao homem, e não do homem ao trabalho, visto que trabalho é qualquer atividade que se gaste energia, a ergonomia está em toda parte desde o simples fato de assistir TV até o trabalho corrido em uma montadora, por exemplo.
Os objetivos da ergonomia são para que se possa efetuar um trabalho com segurança, eficiência, conforto e qualidade de vida, para isso estuda o homem, com suas características físicas, psicológicas e sociais, estuda a máquina, o ambiente de trabalho, as conseqüências do trabalho e a organização conjugação, como horário de trabalho, turno, formação da equipe.
A Ergonomia é dividida em três vetores, a Física que tem como objetivo estudar as características da anatomia humana, antropométrica, fisiologia e biomecânica que possam influenciar no trabalho, a Ergonomia Cognitiva que se ocupa dos processos mentais, como percepção, memória, raciocínio e resposta motora A ergonomia Organizacional se preocupa com a formação da equipe de trabalho, na qualidade, projetos de participação e cultura organizacional.
A Ergonomia é a base para elaboração de um bom projeto prevendo falhas, reclamação de mercado, boa pratica para os usuários, satisfação de operadores e conforte de todos segmentos da sociedade.
O Posto de Trabalho (A Função)
A função analisada é do setor de autopeças, o operador tem objetivo de alimentar os centros de usinagem com peças provindas de