Urbanização
A morfologia urbana é o estudo da estruturas, formas e transformações da cidade.
Em urbanismo, uma cidade é considerada como um ser vivo, que se transforma a cada segundo e como tal possui funções variadas, criadas por inúmeros indivíduos e com uma velocidade imperceptível.
Uma imagem física urbana é composta de cinco elementos: vias, limites, bairros, cruzamentos e ícones (ou monumentos).
Os elementos móveis são as pessoas e suas atividades.
Sítios Urbanos:
São terras agricultáveis de onde vem nossa alimentação, (nosso pão de cada dia), são pequenas, medias e grandes propriedades, onde se planta de tudo e se criam de tudo, produtos (hortifrutigranjeiros) por isso e que temos que dar valor ao nosso trabalhador da terra,
Urbanização:
Urbanização é o deslocamento de um grande contingente de pessoas que saem da área rural para os centros urbanos (as cidades). Para que um país seja considerado urbanizado, a quantidade de pessoas que vivem nas cidades deve ser superior à quantidade que vive do campo.
Hierarquia Urbana:
A hierarquia urbana nada mais é do que a escala de subordinação entre as cidades, geralmente da seguinte forma: as pequenas cidades que existem aos milhares, se subordinam as cidades médias, que existem em número menor que as pequenas cidades, estas, as cidades médias, se subordinam as grandes cidades ou metrópoles, que são muito poucas.
Rede Urbana:
É um sistema integrado de cidades que vai das pequenas ou locais às metrópoles ou cidades gigantescas. A regra geral é que para milhares de pequenas cidades existam centenas de cidades médias e poucas metrópoles. A rede urbana nada mais é que a malha metropolitana de um país que me constituí basicamente de cidade global, metrópole nacional, metrópole estadual, metrópole regional, médias e pequenas cidades.
Conurbação:
A conurbação é um fenômeno urbano que ocorre quando duas ou mais cidades se desenvolvem uma ao lado da outra, te tal forma que acabam se unindo como se fosse