Pneumatica
Universidade do Grande ABC
TECNOLOGIA EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
TURMA: 4º SEMESTRE
1.1 Trabalho Pneumatica
COMPRESSOR
O compressor é um equipamento industrial concebido para aumentar a pressão de um fluido em estado gasoso (ar, vapor de água, hidrogênio, etc...). Normalmente, conforme a equação de Clapeyron, a compressão de um gás também provoca o aumento de sua temperatura. Os compressores podem ser classificados em 2 tipos principais, conforme seu princípio de operação: Compressores de deslocamento positivo (ou Estáticos): Estes são subdivididos ainda em Alternativos ou Rotativos. Os compressores atualmente são utilizados em diversas aplicações. A mais simples é a compressão de ar, seja para acionamento e controle de válvulas, alimentação de motores ou turbinas a gás, até aplicações mais complexas, como o transporte de gás natural, injeção de CO2 em reservatórios subterrâneos, ou compressão de hidrocarbonetos em ciclos de refrigeração. Quando são aplicados na alimentação forçada de motores, os compressores ou turbo compressores são chamados de sistemas de indução forçada. Eles comprimem o ar que flui para o motor. A principal diferença entre um turbo compressor e um compressor é a fonte de energia.
TRATAMENTO DO AR COMPRIMIDO
O ar comprimido passa desde a sua geração e tratamento até ser distribuído nas máquinas. Em geral, o ar comprimido é produzido de forma centralizada e distribuído na fábrica. Para atender às exigências de qualidade, o ar após ser comprimido sofre um tratamento que envolve:
? Filtração
? Resfriamento
? Secagem
? Separação de impurezas sólida e líquidas inclusive vapor d'água
DISTRIBUIÇÃO DE AR COMPRIMIDO
As tubulações pneumáticas exigem manutenção regular, razão pela qual não devem,dentro do possível, serem mantidas dentro de