PMES
O QUE SÃO: As pequenas empresas, são empresas que se caracterizam por um faturamento anual que não ultrapasse o faturamento de R$ 2,4 milhões , lei que foi sancionada em 2006 pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva, esta lei trouxe uma série de vantagens tributárias a estes segmento empresarial.
Atualmente somos um dos países do mundo com o maior número de empreendedores que se encaixam no sistema de pequena empresa, logo tornando peça chave para o desenvolvimento de um país, porém existem muitas dificuldades na gestão desses empreendimentos, tanto por questões técnicas de seus gestores, ou por opções de entrada em mercados saturados, a escolha de entrar em um lugar no qual não existe muita margem para inovação, dessa forma, podemos concluir que na maioria destes empresários exista uma falta de análise da estratégia e do microambiente.
Fatores poderiam ser analisados antes do implemento dessas instituições como as 5 forças de Porter, 1979, que trás uma ferramenta para uma melhor análise do ambiente. Abaixo segue gráfico dessa ferramenta.
A rivalidade entre a concorrência:
Nesse ponto o novo investidor deve analisar o grau de diferenciação de seu produto em relação ao concorrente, o número de concorrente naquele raio que se pretende atender, não apenas alocar um negócio porque aparentemente está dando certo com determinada empresa.
Novos Entrantes no mercado:
Nesse fator podemos devemos atentar novamente a diferenciação do produto, e principalmente alinhar-se com as barreiras, sendo muito mais atrativo para a empresa optar por um segmento onde a barreira de entrada seja maior, pois aplicado a pequenas empresas, quanto maior a barreira, maior será a dificuldade em penetrar nesse nicho.
Produtos substitutos:
Opção de entrada em um segmento onde exista muitos produtos em potencial, a serem substitutos do seu, em que seu concorrente possa os atrair por eles, gerando até mesmo um