Pmbok
Do Blog do Déo :
Introdução:
Este material foi preparado para as minhas aulas de gerência de redes, mas resolvi compartilhar, pois pode ser útil para alguém.
Basicamente peguei vários tutoriais da internet (ver referências) e adaptei para minhas necessidades e realidade da distribuição escolhida.
Neste tutorial abordarei a instalação e configuração dos seguintes itens: * Nagios - Software de gerência de redes. * NagiosQL - Interface Web para administração das configurações do Nagios, armazena as configurações em uma base de dados. * NDOUtils - Addon que permite armazenar os as informações colhidas pelo Nagios em uma base de dados.
Sobre o Nagios:
Nagios é uma popular aplicação de monitoração de rede de código aberto distribuída sob a licença GPL. Ele pode monitorar tanto hosts quanto serviços, alertando-o quando ocorrerem problemas e também quando os problemas forem resolvidos.
O Nagios foi originalmente criado sob o nome de Netsaint, foi escrito e é atualmente mantido por Ethan Galstad, junto com um exército de desenvolvedores que ativamente mantém plugins oficiais e não-oficiais.
Nagios primeiramente foi escrito para o sistema operacional Linux, mas pode rodar em outros Unixes também.
Características: * Monitora serviços de rede (SMTP, POP3, HTTP, NNTP, ICMP, SNMP) * Monitora recursos de computadores ou equipamentos de rede (carga do processador, uso de disco, logs do sistema) na maioria dos sistemas operacionais com suporte a rede, mesmo o Microsoft Windows com o uso de plugins. * Monitoração remota suportada através de túneis criptografados SSH ou SSL. * Desenvolvimento simples de plugins que permite aos usuários facilmente criar seus próprios modos de monitoração dependendo de suas necessidades, usando a ferramenta de desenvolvimento da sua escolha (Bash, C, Perl, Python, PHP, C#, etc.) * Checagem dos serviços paralelizadas, ou seja, se você tiver muitos ítens