Contabilidade comercial
CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Maria de Lourdes Silva Meireles
CONTABILIDADE COMERCIAL
Itabira
2013
Maria de Lourdes Silva Meireles
Produção textual apresentado a UNOPAR à equipe de professores do primeiro semestre.
EMPRESA: Línea Comercial Comércio de Móveis Ltda.
RAMO DE ATIVIDADE: comércio varejista de mesas, cadeiras.
ESPECIALIZAÇÃO: mesa executiva Job 9000 e Cadeira Presidente Executiva 2000.
A nossa empresa lida com uma contabilidade que baseia- se nos princípios da entidade, continuidade, oportunidade, registro, atualização, competência e prudência. Aqui destacaremos os princípios da entidade, continuidade e competência. O princípio da Entidade reconhece o Patrimônio enquanto objeto da contabilidade e o contador procura mantê-la e acompanhar a evolução desse patrimônio líquido. Reconhece a entidade e o sócio como elementos distintos, destacando a autonomia patrimonial.
O princípio da Continuidade refere- se a sua vida definida ou probabilidade. A entidade é capaz de produzir riqueza e gerar valor continuadamente, sem interrupções. As operações produtivas da entidade, no entanto, têm continuidade fluidificante. A continuidade é a premissa básica da contabilidade. O princípio da competência diz que a receita e a despesa devem ser incluídas nas apurações de resultado, independente de recebimento ou pagamento.
Quanto ao regime de apuração (Caixa e Competência) dá-se os seguintes conceitos conforme Santos (2013,p. 68- 117):
Regime de caixa: este regime implica em uma forma simplificada da contabilidade, o qual irá reconhecer uma despesa ou receita quando efetivamente houver a entrada de valores (encaixe) ou saída de valores (desencaixe). No