Plítica Social no Brasil
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 10 REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
A Política social é de fundamental importância para a garantia de direitos é através dela que são distribuídos e redistribuídos os bens e serviços sociais como resposta as demandas da sociedade civil. O surgimento da política social no Brasil ocorreu no capitalismo como forma de manutenção da ordem e, é destinada principalmente à classe trabalhadora na luta por seus direitos.
De acordo com Rossi e Jesus, 2009, as políticas sociais são classificadas e definidas conforme suas especificidades e seus objetivos imediatos, como curativas e preventivas, primárias, secundarias e terciárias, terapêuticas e promocionais. Alem de se apresentarem conforme o público alvo, como: crianças, adolescentes, idosos...
Para tanto, o profissional do serviço social tem a responsabilidade de garantir todos os direitos constitucionais por meio de políticas públicas. Durante décadas essa categoria vem lutando para conquistar o seu lugar enquanto profissional que articulas as políticas sociais. Passaram por vários movimentos com o objetivo de redimensionar a profissão.
Esse trabalho faz uma reflexão acerca da formatação de intervenção profissional e os impactos da corrente neoliberal junto ao projeto ético-político profissional.
2 DESENVOLVIMENTO
O Serviço Social emerge no cenário da sociedade capitalista brasileira no contexto histórico-social da década de 1930, num momento particular da sociedade capitalista, onde a política social se coloca como estratégia para minimizar as marcas do capitalismo.
Dessa forma, é no capitalismo sob os moldes do monopólio, que é gerada a contradição básica do sistema capitalista. Contradição originada e constituinte deste sistema explorador da força de trabalho, no qual ocorre a apropriação pelos