teoria da contabilidade
CURSO ADMINISTRAÇÃO
TEORIA DA CONTABILIDADE
ATPS: TEORIA DA CONTABILIDADE
PROFa. Ma. JULIANA LEITE KIRCHNER
SOROCABA
2012
SUMÁRIO
1. HISTÓRIA, CONCEITOS E EVOLUÇÃO DA TEORIA DA CONTABILIDADE 2
2. IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE, SEUS OBJETIVOS E SUA UTILIZAÇÃO 7
3. PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA CONTABILIDADE 9
4. CONCEITOS BÁSICOS DE CONTABILIDADE 11
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14
1. HISTÓRIA, CONCEITOS E EVOLUÇÃO DA TEORIA DA CONTABILIDADE.
A origem da Contabilidade
A origem da contabilidade está associada à necessidade de registros do comércio, a história da contabilidade é tão antiga quanto à própria história da civilização.
As primeiras manifestações humanas surgiram da necessidade social de proteção á posse e interpretação dos fatos ocorridos com o objetivo material para alcançar os fins propostos.
O homem deixou a caça e voltou-se á organização da agricultura e do pastoreiro, a organização econômica ocasionou em separatividade o uso do solo, rompendo a vida comunitária, surgindo divisões e senso de propriedade, onde, cada pessoa criava sua riqueza individual.
A contabilidade não é uma ciência exata, é uma ciência social. Pois, é a ação humana que gera e modifica o fenômeno patrimonial. A contabilidade utiliza métodos quantitativos (matemática e estatística) como sua principal ferramenta.
Em tudo que fazemos na vida é necessário os métodos quantitativos dos números.
Somente no século XIII é que os números Indo-Arábicos (0, 1, 2, 3, ...) vieram substituir o sistema Greco-Romano (I, II, III e IV, ...) e Hebraico que usavam letras para contar e calcular (desconheciam o zero).
A história dos números no Ocidente começa com o livro Liber