Plágio
Ainda durante a viagem, foi possível observar pela janela do ônibus uma paisagem de mata e pasto seco e ainda junto a isso o rio São Fransisco assoreado e com atividade pecuária na sua margem.
Ao chegarmos na ASSUSBAC nosso grupo foi muito bem recebido por 4 representantes e nesse primeiro momento fez-se uma breve apresentação e em seguida encaminhamento até a cozinha para um café, onde consumimos sucos naturais de frutas locais acompanhados de bolo, biscoito, pão de queijo e um maravilhoso queijo, sendo todos esses produtos de origem da própria assossiação, era possível ali comprar alguns produtos. Logo fomos divididos em 4 grupos, cada um de acordo som seu questionário, acompanhando então o responsável de acordo com a sua oficina.
Nosso grupo formou-se por 6 integrantes, onde acompanhamos o Sr Jacy Borges de Souza que é produtor rural, presindente da ASSUSBAC e responsável pela oficina P1MC/P1+2 de respectivos significados Programa Um Milhao de Cisternas (P1MC) e Programa Uma Terra e DuasÁguas (P1+2). Nesse segundo momento relatou-se todo o histórico e questões variadas da região e associação até os dias de hoje.
Após a exploração do carvão na região que antes era de abundância em recursos hídricos, o Rio dos Cóchos foi secando, o que atrapalhou a produção local as margens do rio e a perspectiva dos produtores rurais de se conviver com o semi-árido se intensificou da década de 80 em diante, desde então diversas ações são feitas para a recuperação do rio, paralelamente com a criação de alternativas de geração de renda para os produtores. Em1994, os