Pluralidade
A Pluralidade Cultural existente no Brasil é fruto de um longo processo de interações políticas, sociais, históricas e econômicas no plano nacional e internacional. Mitos, desigualdades, injustiças, desvalorização da cultural nacional, são frutos do processo exploratório implantado no Brasil, a partir de sua colonização. Portanto as manifestações discriminatórias, o racismo, e vários estereótipos que rotulam pessoas ou regiões praticados de forma consciente ou não devem ser analisados através de um olhar crítico à história brasileira. Significado: É sugestivo e importante definir o que é Pluralidade, e o que é Cultura. Para que assim se possa firmar a abrangência do termo Pluralidade Cultural. Silveira Bueno define Pluralidade como multiplicidade, variedade, o geral; qualidade atribuída a mais de uma pessoa. Cultura é sinônimo de civilização. O termo designa o conjunto de tradições, técnicas e instituições que caracterizam um grupo humano.
Apresentação do Projeto Justificativa Tendo a Educação a tarefa de conduzir o educando ao exercício da cidadania, é necessário que valores éticos sejam discutidos e exercitados, para isso o educando precisa conhecer realidades sob um olhar crítico e consciente. A realidade brasileira em seus aspectos históricos, culturais e políticos, em suas divergências e características é um requisito primordial para a
educação à cidadania, porque contribuirá nas transformações necessárias em busca de um Brasil mais justo e consciente. Um ensino voltado para as características fundamentais do Brasil implica discutir e aprofundar conhecimentos sobre a formação étnica brasileira, pois um dos traços marcantes do Brasil é sua diversidade cultural. Portanto, a escola deve propiciar espaços para discussão sobre a formação étnica brasileira conduzindo os alunos a um melhor conhecimento do Brasil. O conhecimento consciente levará o educando a respeitar e valorizar a diversidade cultural brasileira.
Objetivos gerais