Pluralidade cultural
Este trabalho aborda o seguinte tema: Multiculturalismo e educação : desafios para a prática pedagógica. Uma nova leitura das relações entre educação e cultura.
A pluralidade cultural em nosso ver, amplia o conhecimento, histórias e tragetórias dos povos do mundo inteiro, onde cada território tem seus costumes , e a escola sempre vai estar ligada a popularidade e diferenças, mas o mundo mudou e tudo está cada vez mais pra frente, e só temos que nos adaptar. A pluralidade quer dizer a afirmação da diversidade. Ela traz a conciência da realidade que vivemos , oferece elementos para compreensão de que respeitar e valorizar as diferenças culturais não significa aderir valores do outro e sim respeitá-los.O Brasil não é uma sociedade regida por direitos, mas por privilégios. Todas as pessoas criaram modos de viver coletivamente,de organizar sua vida política de se relacionar com o meio ambiente, de trabalhar. Todos os povos desenvolveram linguagens , manifestações religiosas, valores morais, assim a pluralidade cultural indica antes de tudo um acumulo de experiência humana que é patrimônio de todos nós , pois pode enriquecer nossa vida e nos ensinar diferentes maneiras de existir sociamente e de criar um futuro.Devemos promover projetos educacionais um com os outros , mas as pessoas não costumam v~e-los , ouvi-los, reconhe~e-los as vezes estão perto de nós e não valorizamos. Entre as diferenças está muitas vezes diversas situações podendo chegar a formas de violência , o papel do educador e ter de eliminar a exist~encia de cada conflito. A partir dai se conquista a verdadeira situação e manifestação no cotidiano na escola.
CONCLUSÃO
A pluralidade tem como finalidade juntar vários tipos de culturas, crianças de bairros ou cidades e países diferentes que vão a escola com o mesmo objetivo, estudar. Cada indivíduo com seus costumes vindo de casa . Mas já o multiculturalismo, pessoas que sairam do seu convívio natural, como sair do seu país para estudar