Fundamentos da ciências
Marx que escreveu juntamente com seu parceiro Frederick Engels, e considerado um dos grandes pensadores da economia, política, filosofia, história ele também exerceu a profissão de jornalista, e morreu na Inglaterra depois de espalhar seus ideais, sua grande obra e o livro O Capital, Karl Marx e considera com um dos três pilares da ciências sociais
Émile Durkheim é considerado um dos pais da sociologia moderna. Durkheim foi o fundador da escola francesa de sociologia, posterior a Marx, que combinava a pesquisa empírica com a teoria sociológica. É amplamente reconhecido como um dos melhores teóricos do conceito da coesão social.
Nem tudo que uma pessoa faz é um fato social, para ser um fato social tem de atender a três características: generalidade, exterioridade e coercitividade. Isto é, o que as pessoas sentem, pensam ou fazem independente de suas vontades individuais, é um comportamento estabelecido pela sociedade. Não é algo que seja imposto especificamente a alguém, é algo que já estava lá antes e que continua depois e que não dá margem a escolhas.
Maximilian Carl Emil Weber (Erfurt, 21 de Abril de1864 — Munique, 14 de Junho de 1920) foi um intelectual alemão, jurista, economista e considerado um dos fundadores da Sociologia.
A ética protestante e o 'espírito' do capitalismo é considerada a grande obra de Max Weber e é o seu texto mais lido e conhecido.
Weber mostra a preferência educacional dos católicos por uma formação humanista, enquanto os protestantes preferiam formação técnica. Ao mesmo tempo, mostrou as diferenças profissionais entre ambos os segmentos.
Weber mostra que o espírito do capitalismo não é caracterizado pela busca