Pluralidade cultural
Educação
Eduardo Steinbach
Marcelo Grando
Sandro Carvalho
Marcos Roberto Guimarães
Leonardo Schlickmann
A educação escolar visa complementar o que em parte já ensinado em casa pelos pais: o saber do aprendizado didático.
Na escola ensina-se saberes da ciência para uma vida toda, pois na verdade, a educação escolar nunca para no que condiz a termos e, pois as experiências de uma pessoa é uma escola permanente.
A escola orienta conhecimentos passados de um para o outro que geram conhecimentos e entendimentos adquiridos, transformando em ações positivas e aquisição de valores próprios.
A cultura representa o que há de maior valor em um povo. Passa de geração em geração e cria conceitos e torna-se o eixo norteador do ensino em muitos lugares.
Bom currículo escolar deve sempre levar em conta a cultura local nacional, sendo assim, as práticas pedagógicas escolares se bem direcionadas atingirão com mais êxito os objetivos propostos.
No ensino Não basta apenas ensinar ou orientar o que dever ser feito.
Construir caminhos para alcançar as metas projetadas é. Quais caminhos queremos construir? O que nos leva esse direcionamento? Devemos ter em mente que mais que direcionar, devemos estar juntos e interagir pensando no resultado positivo , mesmo que isso seja lento. Porque ensinar e aprender... Exige esforço e tempo
Indagações importantes presentes no cotidiano escolar que servem como suporte para uma boa discussão como:
1-Lidar com essa criança tão “estranha”, que apresenta tantos problemas, que tem hábitos e costumes tão “diferentes” dos da criança “bem educada”?
2-Como “adaptá-la” às normas, condutas e valores vigentes?
3-Como ensinar-lhe os conteúdos que se encontram nos livros didáticos?
4-Como prepará-la para os estudos posteriores?
5-Como integrar a sua experiência de vida de modo coerente com a função especificada escola?