Pluralidade Cultural
Este projeto visa levar ao conhecimento da comunidade escolar a cultura das regiões brasileiras, no qual os trabalhos serão desenvolvidos de forma interdisciplinar, mostrando aos alunos a importância da cultura e valores das regiões brasileiras e suas riquezas.
O presente projeto terá como temática Pluralidade e como titulo Pluralidade cultural eu faço parte dessa História cultural e será desenvolvido com as turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental I cabendo ao professor adapta o conteúdo trabalhado a turma. Este projeto será ainda de cunho interdisciplinar uma vez que a interdisciplinaridade oferece uma nova postura diante do conhecimento, uma mudança de atitude em busca do contexto do conhecimento, em busca do ser como pessoa integral. A interdisciplinaridade visa garantir a construção de um conhecimento globalizante, rompendo com os limites das disciplinas.
A educação é o espaço onde a diversidade se encontra formada por pessoas iguais entre si, na medida em que pertencem à espécie humana e, ao mesmo tempo, diferentes, na medida em que são muitos os povos e que suas culturas são bem distintas. A diferença não significa a desigualdade social, mas sim o direito de ser, o direito a viver uma identidade étnica própria e diferente das demais.
Segundo Souza e Souza (2008), a escola tem um papel fundamental na formação de cidadãos capazes de conviver e dialogar com a diversidade cultural e histórica do Brasil, além de promover a maior identificação dos educandos com os conteúdos e práticas ensinados. [...] Portanto, à escola cabe o papel de reconhecer que tanto as pessoas que a compõem como as que integram a sociedade brasileira apresentam aspectos que as diferenciam: têm especificidades de gênero, raça/etnia, religião, orientação sexual, valores e outras diferenças definidas a partir de suas histórias pessoais.
A Pluralidade Cultural existente no Brasil é fruto de um longo processo de interações políticas, sociais, históricas e econômicas no