Pluralidade Cultural
Todos os seres humanos possuem diversas formas físicas como: A cor da pela, a altura, a cor e a forma dos olhos, o formato da boca, o formato do nariz, cor e textura dos cabelos, e outras características mas também, dependendo de onde e quando nasceram, possuirão diferenças históricas, políticas, tecnológicas, sociais, culturais, econômicas, religiosas, morais, de linguagem, etc. Essa diversidade dentro da espécie humana é a chamada "pluralidade cultural" e desde que o homem conseguiu se locomover de uma região para outra isso tem sido uma evolução constante.
Se por um lado a diversidade cultural promove o surgimento de novas evoluções políticas, religiosas e culturais, por outro, é motivadora de conflitos, guerras e movimentos ideológicos hegemônicos, totalitários e radicais.
Num mundo globalizado, cada vez mais cedo, precisa-se aprender a conviver com as diferenças de cada um sem que elas continuem a representar uma ameaça ou o que a idéia de “certo e errado”, seja algo a ser concluído e determinado pela pressão de sociedades.
É preciso desde cedo, tornar as diversidades humanas divulgadas, conhecidas e explicadas, para que através da compreensão, se obtenha tolerância e respeito nas convivências sociais, eliminando em definitivo, o ‘’pré conceito’’ desnecessário que as vezes temos.
O Multiculturalismo
Vivemos atualmente no mundo globalizado, a era da informação. E Dentro desta realidade tem-se que o mundo é multicultural. O que, afinal, vem a ser multiculturalismo?
O multiculturalismo é o reconhecimento das diferenças, da individualidade de cada um. Daí então surge a confusão: se o discurso é pela igualdade de direitos, falar em diferenças parece uma contradição. Mas não é bem assim. A igualdade de que se fala é igualdade perante a lei é igualdade relativa aos direitos e deveres. As diferenças às quais o multiculturalismo se refere são diferenças de valores, de costumes etc, posto que se trata de indivíduos de raças