Pluralidade cultural
A Pluralidade Cultural são as diferenças culturais que existem entre os seres humanos. Algumas delas são: a linguagem, danças, vestuários, manifestações artísticas e religiosas, regras morais que permeiam e preenchem a sociedade.
Assim, a pluralidade cultural indica, antes de tudo, um acúmulo de experiências humanas que é patrimônio de todos nós, pois pode enriquecer a vida.
O termo pluralidade diz respeito à variedade e convivência de idéias, características ou elementos diferentes entre si, em determinado assunto, situação ou ambiente. Podendo assim perceber que cada um faz parte de um universo mais amplo e riquíssimo de expressões.
Essas diferenças estão presentes também na escola. E uma ótima maneira de contribuir com a nossa sociedade é desenvolver um projeto que valorize a diversificação cultural desde a educação infantil, de modo que os alunos reconheçam o direito à diferença como constitutivo do direito à igualdade.
É preciso enfatizar que o direito à diferença não pressupõe a aceitação da desigualdade. A primeira deve ser vista como instrumento de inclusão social, enquanto que a segunda nada mais é do que a impossibilidade de acesso aos bens materiais e culturais, ou seja, um perverso mecanismo de exclusão social. Ao acolher as diferentes expressões e manifestações das crianças considera-se o que cada um traz dentro de si e ensinando o convívio democrático, o que não significa necessariamente ter que aderir aos valores do outro. Um projeto educativo necessita preocupar-se com estas questões.
Respeitar os Direitos Humanos é promover a vida em sociedade, sem discriminação de classe social, de cultura, de religião, de raça, de etnia, de orientação sexual. Para que exista a igualdade de direitos, é preciso respeito às diferenças.
Autor: Brasil. Ministério da Saúde - Última atualização: 2008-11-28 14:28
http://www.adolec.br/sleitura/index.php?action=artikel&cat=1&id=27&artlang=pt-br