Novas tecnologias
Arquiteta Isabella Leonetti
Chicago sentiu a necessidade de interligar o Norte e o Sul, no início do século dezenove, mas, o problema era como fazer uma ligação que não atrapalhasse a passagem dos barcos e de mercadorias.
Foi assim que, em 1834, Chicago teve a sua primeira ponte móvel projetada, ainda com princípios medievais, mas que, a princípio, resolveu, ou, pelo menos, abriu as portas para novas idéias, pois esta primeira ponte, que era composta por duas folhas que, através de cabos, eram içadas, não resistiram a enchentes, ventos e a neve que se acumula facilmente nesta região.
Então, em 1856, foi construída a primeira "Swing Bridge" - ponte giratória, que se baseava em um novo conceito: toda estrutura era apoiada em um pilar central, e, através de mecanismos, a ponte girava sobre este, permitindo assim a passagem de grandes barcos pelas laterais.
Mas com o dinâmico crescimento do mercado, este sistema não era mais tão interessante: este pilar central começava a criar problemas. Mesmo assim, após o grande incêndio de Chicago (1871), novas pontes com este mesmo sistema construtivo, porém mais robustas, foram construídas.
Em 1891, observa-se uma nova tentativa de usar princípios medievais a "Jack-Knife Bridge" (ponte canivete grande): apesar de não ter mais o pilar central, ainda não era o sistema ideal, pois, devido a várias junções móveis e ao aumento do tráfego, este sistema era muito difícil e caro de ser mantido. Ainda na tentativa de suprir necessidades da época, em 1894 uma "Vertical Lift Bridge" (ponte suspensa verticalmente) foi construída na Halsted Street, porém esta ainda usava sistema de cabos para içamento. Foi finalmente em 1895 que interesses do rio e da terra foram resolvidos.
(
Nesta época, Mr.William Scherzer patenteou a "Rolling Lift Bridge", atualmente conhecida como "Double-Leaf Trunnion Bascule Bridge" (ponte suspensa através de engrenagens).
Um novo e revolucionário conceito: