PLURALIDADE CULTURAL NO DESCARTE DO LIXO
PLURALIDADE CULTURAL NO DESCARTE DO LIXO
MENDONÇA, Dannyela
RESUMO
O estudo foi direcionado a busca da pluralidade cultural dos cidadãos do município de Alto Garças – MT, em relação ao comportamento dos mesmo com os seus “lixos”. Mostrando suas desigualdades ou contrariando a hipótese suas igualdades, na forma de agir e pensar. Buscando entender e compreender o modo de pensar dos entrevistados.
Palavras-chave: Pluralidade cultural – Lixos – Alto Garças, MT
1. Introdução A pluralidade cultural indica a diversidade cultual existente em um determinado local. (1) A geração de resíduos sólidos urbano, mais conhecido como lixo, constitui uma preocupação ambiental. Quase não se conhece sobre a disposição do mesmo. É muito comum na maior parte do país uma destinação incorreta tanto por parte do município como por parte da população. Muitas vezes a sociedade não colabora com a separação ou reaproveitamento dos resíduos, tornando algumas praticas como a dos catadores mais difíceis. Já o município por sua vez não se preocupa com um tratamento adequado aderindo muitas vezes aos lixões.
O município de Alto Garças, Mato Grosso localizado na BR 364, latitude 16º56’38” sul e a uma longitude 53º31’41” oeste, estando a uma altitude de 700m e a uma distancia de 357,30 km da capital pela rodovia e 310 km em linha reta, possui uma área de unidade territorial de 3.748,056 Km². Tem uma população de 10.350 habitantes, uma densidade demográfica de 2,76 hab/Km², pelo senso de 2010. Encontra-se na mesorregião 130, microrregião 539 – Alto Araguaia sudeste mato-grossense. (2)
A primeira denominação de Alto Garças foi São Vicente. Passado algum tempo o nome foi alterado para São Vicente do Bonito e logo depois, chamado de Bonito. É uma região rica em minérios e tem sua historia ligada à exploração diamantífera.
No ano de 1933, o Decreto nº. 222 elevou o lugar à categoria de distrito. A Lei Estadual nº. 660, de 10 de dezembro de 1953, criou o