sociologia
CURSO: ADMINISTRAÇÃO 2º SEMESTRE – SOCIOLOGIA GERAL
PARTICIPANTES:
- ELISÂNGELA AP. PAES SILVARA: 7530659929
- GRAZIELA DE OLIVEIRA R. MAGUETAR: 445594
- LILIANE N. RODRIGUESRA: 7927672397
- ROBERTA CRISTINA DOS SANTOS COYRA: 7927689786
TÍTULO DO TRABALHO: CULTURA,INDIVÍDUO E SOCIEDADE
SUBTÍTULO: 1º PARTE DA ATPS SOCIOLOGIA GERAL
TUTORA À DISTÂNCIA: CULTURA, INDIVÍDUO E SOCIEDADE.
Cultura: Forma comum e aprendida da vida, que compartilham os membros de uma sociedade, e que consta da totalidade dos instrumentos, técnicas, instituições, atitudes, crenças motivações e sistemas de valores que o grupo conhece (Foster).
Cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, linguísticas e comportamentais de um povo ou civilização. É a herança que determinada sociedade transmite a seus membros através da educação sistemática e da convivência social. Portanto, fazem parte da cultura de um povo as seguintes atividades e manifestações: música, teatro, rituais religiosos, língua falada e escrita, mitos, hábitos alimentares, danças, arquitetura, invenções, pensamentos, formas de organização social, etc.
O conceito de cultura é bastante complexo. Em uma visão antropológica, podemos o definir como a rede de significados que dão sentido ao mundo que cerca um indivíduo, ou seja, a sociedade. Essa rede engloba um conjunto de diversos aspectos, como crenças, valores, costumes, leis, moral, línguas, entre outros.
A cultura em si, é aquilo que faz com que o Homem seja aquilo que é numa sociedade específica e num tempo próprio. Falar de cultura é, essencialmente, falar do Homem, das suas faculdades, do seu desenvolvimento, da sua maneira de ver e entender o cosmos, de compreender o sobrenatural. A cultura é o desejo permanente e incessante do Homem se conhecer, crescer no mundo e escrever a história.
A palavra cultura pode, também, exprimir a totalidade, ou uma parte do pensamento e das ações