Please
Oligopólio é um termo utilizado em economia que deriva do grego, onde oligo significa poucos e polens significa comércio. Este termo é usado quando um grupo empresas domina o comércio de um determinado produto ou serviço.
Para os consumidores a formação de oligopólios não é boa, pois dificulta a entrada de outras empresas no setor dominado. Desta forma, a concorrência diminuí e os preços podem ficar altos.
Os países que seguem uma economia baseada na livre concorrência empresarial, tomam medidas que dificultam a formação de oligopólios na economia.
Quando apenas uma empresa tem exclusividade de exploração ou domina a produção de um determinado produto, dá-se o nome de monopólio.
Links relacionados
1. INTRODUÇÃO
O estudo da microeconomia introduz conceitos importantes aos estudantes de administração, como as análises de demanda e oferta, o conceito e aplicação das elasticidades e as acepções do equilíbrio de mercado, por exemplo. Estudar as estruturas de mercado dá maior sentido a todo o aprendizado adquirido, uma vez que, conhecer sobre demanda, oferta e elasticidade dará amparo à compreensão das demais estruturas.
O que irá caracterizar uma organização dentre as diferentes estruturas de mercado apresentadas serão variáveis como a quantidade de organizações produtoras, a existência de barreiras ao ingresso de novas empresas e o diferencial do elemento produzido e/ou serviço prestado. No mercado oligopolista, objeto de análise deste trabalho, pode haver tanto poucas empresas dominando o mercado, quanto poucas empresas que dominam um setor com muitas empresas.
Vários podem ser os objetivos de uma organização no mercado em que está inserida. Algumas empresas propõem-se a maximizar seus lucros, enquanto outras preferem maximizar participação no mercado ou a margem de ganho sobre os custos. Esses objetivos tanto definem a estrutura de mercado a que a organização pertence, assim como influenciará a formação de seus preços.
Independente da