Platão
Antes de dar detalhes da vida de Platão, é discutível se, de fato, ele realmente existiu como individuo e se os detalhes de suas obras são precisos. Existem três teorias principais, em primeiro lugar que Platão escreveu as cartas e, portanto, os detalhes são precisos. Em segundo lugar que, embora não escritas por Platão, essas foram feitas por alguém que o conhecia, ou pelo menos teve acesso a informações precisas sobre sua vida. A terceira possibilidade, que infelizmente não pode ser descartada, é que eles foram escritos por alguém por tão pura ficção.
Platão nasceu em 427 a.C em Atenas-Grécia, era o filho mais novo de Ariston e Perictione, ambos de famílias ricas e famosas que viveram em Atenas por gerações. Enquanto Platão era jovem seu pai morreu e sua mãe casou-se novamente, seu segundo marido era Pyrilampes. Juntamente com seu mentor, Sócrates, e seu pupilo, Aristóteles, Platão ajudou a construir os alicerces da filosofia natural, da ciência e da filosofia ocidental. É quase certo que Platão tornou-se amigo de Sócrates quando ele era jovem, isto porque, seu tio, Charmides era um amigo próximo de Sócrates.
Em 387 a.C, fundou a Academia, uma escola de filosofia com o propósito de recuperar e desenvolver as ideias e pensamentos socráticos. Convidado pelo rei Dionísio, passa um bom tempo em Siracusa, ensinando filosofia na corte. Ao voltar para Atenas, passa a administrar e comandar a Academia, destinando mais energia no estudo e na pesquisa em diversas áreas do conhecimento: ciências, matemática, retórica (arte de falar em público), além da filosofia. Morreu em 347 a.C, também em Atenas.
Platão e a matemática
Platão era um entusiasta da matemática. Os grandes matemáticos do seu tempo, ou foram seus alunos, ou seus amigos. Na entrada da academia que fundou, encontrava-se a seguinte frase:
“Que não entre quem não saiba geometria” Para Platão a Matemática é, antes de mais, a chave da compreensão do universo. Além disso,