MÉTODO DE CUSTEIO BASEADO NA ATIVIDADE
MÉTODO DE CUSTEIO BASEADO NA ATIVIDADE
Vitória- ES
2013/2
INTRODUÇÃO
O Custeio Baseado em Atividades, conhecido como ABC (Actívity-Based Costing), é uma metodologia de custeio que procura reduzir sensivelmente as distorções provocadas pelo rateio arbitrário dos custos indiretos melhor alocados dentro de uma organização.
O ABC foca, em sua concepção, a alocação de custos indiretos por cada atividade da empresa. O seu uso tende a fazer com que as empresas transformem seus custos fixos em custos variáveis.
Este trabalho propõe em explicar a utilidade do método de custeio por atividade na gestão das organizações, mostrando como auxiliar na tomada de decisões dos gestores, proporcionando-lhes uma visão ampla e minuciosa dos custos de seus produtos e serviços.
IMPORTÂNCIA DO CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES
O ABC pode ser aplicado, também, aos custos diretos, principalmente à mão- deobra direta, e é recomendável que o seja; mas não haverá, neste caso, diferenças significativas em relação aos chamados “sistemas tradicionais”. A diferença fundamental está no tratamento dado aos custos indiretos.
Com o avanço tecnológico e a crescente complexidade dos sistemas de produção, em muitas indústrias os custos indiretos vêm aumentando continuamente, tanto em valores absolutos quanto em termos relativos, comparativamente aos custos diretos
(destes, o item Mão-de-obra Direta é o que mais vem decrescendo).
Outro fenômeno importante a exigir melhor alocação dos custos indiretos é a grande diversidade de produtos e modelos fabricados na mesma planta que vem ocorrendo nos últimos tempos, principalmente em alguns setores industriais.
Daí a importância de um tratamento adequado na alocação dos CIP (Custo Industrial de Produção) aos produtos e serviços, pois os mesmos graus de arbitrariedade e de subjetividade eventualmente tolerados no passado podem provocar hoje enormes distorções. Estas dependerão dos dois fatores citados: