Platão
Platão, nasceu em Atenas, em 428 a.C, e foi considerado um dos filósofos mais importantes da história. Era filho de Aristo e Perictona, e descendente do grande reformador Sólon por parte materna, e do rei Codro, por parte de pai.
A obra de Platão, era distribuída em diálogos, nos quais eram articulados o seu pensamento conhecido em vários textos. É seguidor, discípulo, e foi influenciado por Sócrates, e sua teoria de conhecimento de Sócrates, foi a base para a formação do idealismo de Platão. Sua interpretação tradicional é de que a filosofia gira em torno da política, e assim dedica a organização de todo seu sistema de pensamento.
As obras de Platão fizeram surgir dúvidas em alguns estudiosos, como a autenticidade, ou seja, como saber se as obras de Platão foram ou não escritas por ele mesmo; sobre a cronologia, ou seja, a questão da sequência em que seus diálogos foram escritos; e sobre a interpretação, a qual se dá a como relacionar os pensamentos platônicos com os próprios diálogo. As obras não apresentavam um pensamento sistemático, mas foram feitas de acordo com o estilo dos diálogos de Sócrates, o qual dialogava com os atenienses, examinando suas opiniões, a fim de livrá-las de quaisquer erros, e este método socrático possui um aspecto positivo ou construtivo e um negativo e crítico.
Na ironia de Sócrates, o objetivo era de fazer o interlocutor perceber sua arrogância de saber o que não sabe, utilizava máscara de ignorância, e simulava um certo acolhimento das ideias do interlocutor. Na parte crítica, há o destaque nos erros, força o interlocutor a dar sua opinião do assunto em discussão, mostrava a definição de vários modos até se achar os problemas e contradições aplicados, e fazia com que o interlocutor soubesse a nova definição para assim, repetir o processo até aceitar a sua própria ignorância, isso tudo funcionava como uma purificação das falsas opiniões dos interlocutores. A parte construtiva tinha como função fazer com que os