Platão
O mundo sensível (dos fenômenos) é percebido pelos sentidos sendo ilusório, múltiplos, com replicas imperfeitas do verdadeiro, inteligível das ideias gerais.
O que vinha a ser o mito da caverna:
Eram homens dentro de uma caverna, que estavão la desde crianças, algemados de tal forma que só podiam olhar para o fundo da caverna, no fundo da caverna não tinha nada, somente sombras, produzidas pela luz de uma pequena fogueira, atrás destes homens existiam um muro do tipo tapumes, e um caminho através do qual passavam pessoas e objetos. As sombras produzidas pela fogueira era tudo que aqueles homens podiam perceber e o que era considerada para eles a realidade (real).
O que Platão quis dizer com o mito:
Que os seres humanos tem uma visão distorcida da realidade. No mito, os prisioneiros somos nos que enchegamos e acreditamos apenas em imagens criadas pela cultura, conceitos e informações que recebemos durante a vida. A caverna simboliza o mundo pois nos apresenta imagens que não representa a realidade (sombras). Só e possivel conhecer a realidade quando nos libertamos destas influencias culturais e sociais, ou seja, quando saímos da caverna.
1 – para eles a realidade seriam as sombras que eles viam. Após 1 deles se libertar das algemas e saír da caverna ele pode se deparar com uma realidade totalmente diferente, com um mundo real e não o criado pelas sombras refletidas nas paredes, sombras estas dos objetos reais. A partir de então eles teriam que se habituar, se quissesem ver o mundo superior. Vencer seus medos, quebrar as correntes da ignorância.
2 – comparação do mundo visível através dos olhos e a ascensão da alma ao mundo inteligível que é a verdade a inteligência.
3 - Para ele, a única forma de governo legítima e justa seria o governo dos sábios, que