Platão e o Conhecimento
Quem foi Platão?
- Platão foi um importante filosofo grego que nasceu em Atenas, que provavelmente nasceu no ano de 428 a.C. e veio a falecer no ano 347 a.C.
Sua principal ideia era a diferenciação do mundo entre as coisas sensíveis (mundo das ideias e da inteligência) e das coisas visíveis (seres vivos e a matéria).
- Suas principais obras: Banquete, Fédon, Fedro, Sofista, Górgias, Político, Leis, A república.
Da teoria dos dois mundos
- A teoria dos dois mundos de Platão (mundo sensível e mundo das ideias) é considerada um dos pensamentos mais importantes deste grande filosofo.
É explicitada no Mito da Caverna, passagem de seu livro “A República” onde o filósofo conta uma história a partir da temática de sua teoria.
- Com a teoria dos dois mundos, Platão dizia ser possível distinguir aquilo que era verdadeiro daquilo que é falso
Teoria do cavalo alado
-O Mito do Cavalo Alado é uma parte do livro Fedro de Platão, onde Sócrates conta a Fedro que a alma na sua situação originária, pode comparar-se a um carro puxado por dois cavalos alados, um dócil e de boa raça, o outro desordeiro (os instintos sensoriais e as paixões), dirigidos por um condutor de carro ou cocheiro (a razão), que se esforça por conduzir o carro com perfeição no mundo das ideias. A conclusão é que conhecer, portanto, não é ver o que está fora, mas o contrário: recordar o que está dentro de nós.
Teeteto
- Sócrates tenta encontrar uma definição para a essência do conhecimento.
- Cita o exemplo da lama (“para começar, por imaginarmos que nosso interlocutor compreende o que dizemos quando falamos em lama, muito embora acrescentemos que se trata da lama de fabricantes de bonecas ou a de qualquer outro artesão. Ou achas que alguém entenderá o nome de alguma coisa, de desconhece sua natureza?” - página 6), que por mais que seja matéria prima para várias coisas, ao se perguntar “o que é lama?”, deve-se responder o que ela é em si e não para que ela serve. E o