A CONCEPCAO DE CONHECIMENTO DE PLATAO
GRUPO UNIDOM
CURSO BACHARELADO EM ADMISTRAÇÃO
MICHAEL DOUGLAS LIMA SANTANA
RUBIANA FONTES SOARES
A CONCEPÇÃO DE CONHECIMENTO DE PLATÃO
Trabalho apresentado ao curso de
Graduação em Administração da
Faculdade Dom Pedro II, como
Requisito parcial à obtenção de nota à
Disciplina de Ética Empresarial.
PROFº: IZAÍAS
LAGARTO, 2014
A CONCEPÇÃO DE CONHECIMENTO DE PLATÃO
O Conhecimento é um dos temas mais abordados pela Filosofia e também um daqueles em que menos se têm um consenso entre as opiniões e teorias dos filósofos. Se por um lado todos nós sabemos bem o que é conhecimento e até mesmo como adquiri-lo, por outro temos uma grande dificuldade em defini-lo e estudá-lo mesmo nos dias de hoje.
Não há como negar a importância do conhecimento nas mais variadas sociedades do mundo. Além de permitir que o homem viva plenamente, com consciência de si e do mundo à sua volta, ele motiva mudanças e permite uma série de inovações de extrema importância. Mas afinal, o que diferencia o verdadeiro conhecimento de todas as informações que recebemos diariamente e não permitem todas essas mudanças?
Para o filósofo grego Platão o conhecimento nada mais é do que a crença verdadeira e justificada. Desta forma o homem deveria buscar ascender do mundo sensível ao inteligível para ter um real conhecimento dos seres. Ele foi um dos primeiros estudiosos a opor os conceitos de crença e conhecimento com a Teoria do Conhecimento ou Epistemologia que apontava a crença como um ponto de vista subjetivo.
Segundo ele a ideia é um principio inteligível que não se corrompe e por causa disso é o fundamento do conhecimento. A missão do homem seria alcançar as ideias pela sua razão, pelo pensamento reflexivo que se abstrair todas as particularidades físicas e sensitivas, uma vez que o inteligível transcende o sensível e as ideias são espirituais.
Essa teoria abrange o conhecimento teórico como um conjunto que inclui apenas informações que explicam o mundo a