Platão & A República
Disciplina: Metodologia da Pesquisa em Direito
Professor: Orides Mezzaroba
Aluno: Eduardo André Carvalho Schiefler
Platão
&
A República
(Jayme Paviani)
A obra Platão & A República, de Jayme Paviani, é uma espécie de resumo do livro A República, obra-prima que sintetiza o pensamento de Platão. Jayme Paviani começa seu livro explicando a importância da obra do pensador grego, dizendo ser considerada polêmica por expressar ideias utópicas e idealistas de Platão, ao mesmo tempo em que estabelece as primeiras relações entre ética e política e tenta definir o real significado de justiça.
Nas primeiras páginas, Jayme fala um pouco sobre a vocação política de Platão. O filósofo nasceu em Atenas, no século V a.C., e escreveu várias obras em que o diálogo se encontrava presente. Desde criança se interessou em ingressar no âmbito político, por influência familiar. Após citar algumas obras de Platão, Jayme foca em Sócrates, ironizando sua morte por ter feito uso livre da palavra na era da democracia ateniense e o classifica como exemplo de moralidade. Para Platão, Sócrates era o único que exercia a verdade arte política, por não ter nunca a intenção de agradar os outros.
Depois de contextualizar a República, Jayme Paviani apresenta a obra, que está dividida em dez livros. O Livro I critica a riqueza, pois essa não torna o homem mais feliz, e apresenta diversas definições de justiça. O justo pode possuir diferentes interpretações de significado tanto por parte dos governados, quanto por parte dos que governam. Neste livro, também se inicia uma discussão sobre qual vida é mais vantajosa, a justa ou a injusta.
No segundo livro, os pensadores que fazem parte do diálogo continuam na tentativa de descobrir uma concepção para justiça, argumentando sobre sua origem, natureza e necessidade, além de descrever o homem justo e injusto. Eles alegam que as pessoas são justas porque a sociedade