Ergagac

1187 palavras 5 páginas
Manual de Aplicação da Norma Regulamentadora N°17
Resumo das páginas 17 até 29

1. Análise ergonômica
A analise ergonômica deverá conter os seguintes tópicos:
1.1. A análise da demanda e do contexto: com o objetivo de situar o problema a ser analisado, sendo mais frequentemente aplicado em relação aos prazos determinados na notificação.
1.2. A análise global da empresa: sua situação no mundo, como por exemplo, sua situação socioeconômica e financeira, sua evolução técnica, sua posição no mercado mundial, as expectativas de crescimento e expansão. Com essa características bem evidentes, soluções mais adequadas a situação atual da empresa podem ser propostas. Os principais pontos que o analista deve estar atento são:
O contexto econômico e social da área atuante da empresa;
As metas da empresa;
As características do produto;
A qualidade técnica do processo de produção;
Organização da produção e do trabalho;
Situação da empresa no âmbito ambiental
1.3. A analise da população de trabalhadores: faixa etária, rotatividade de postos, política do pessoal, tempo de trabalho na empresa, experiência profissional, nível de escolaridade, política do pessoal, estado de saúdo,mortalidade e morbidade,absenteísmo etc.
1.4. Definição de trabalho a serem estudadas: para que essa escolha seja definida, necessita-se das demandas levantadas pelos operadores e das hipóteses iniciais.
1.5. A descrição de tarefas: há a necessidade da descrição minuciosa das tarefas que serão estudadas. Além disso, é indispensável a diferenciação entre tarefa prescrita(objetivo fixado pela empresa) e tarefas reais(objetivo que o trabalhador se dá). Esses dois conceitos são importantes para tornar as inadequações mais evidentes pois mostra o descompasso entre aquilo que é exigido pela empresa e aquilo que realmente acontece.
Para que haja um descrição sucinta da tarefa e da atividade realizada, alguns elementos tem que ser analisados com mais ênfase:
1.5.1. Dados referentes ao homem

Relacionados