plataformas teoricas
A plataforma teórica – ou quadro teórico – constitui o campo de princípios, categorias, conceitos, definições, constructos e explicações, dentro do qual o trabalho se fundamenta e se desenvolve.
As possíveis plataformas teóricas para estudos da área de Contabilidade Financeira são: Informação contábil e mercado de capitais: Esta plataforma de pesquisa busca relacionar o mercado de capitais e as demonstrações financeiras. Segundo Kothari (2001), a principal demanda para esse tipo de pesquisa em Contabilidade abrange: (1) análise fundamentalista e avaliação de empresas (valuation), (2) testes de mercados eficientes, (3) papel da Contabilidade em contratos e processos políticos e (4) regulamentação sobre práticas de evidenciação (disclosure)
Divulgação:Essa linha de pesquisa busca explicar o fenômeno da divulgação voluntária de informações contábeis e financeiras. Geralmente, as pesquisas nessa área procuram determinar o efeito da divulgação de demonstrações contábeis no preço das ações, explicar quais as razões econômicas para que determinada informação seja divulgada voluntariamente e quais os benefícios (para gestores e usuários da informação) e custos envolvidos no processo de divulgação voluntária.
Teoria dos contratos e governança corporativa:
Os mecanismos de governança corporativa surgiram para corrigir falhas existentes nos mercados devido à existência de dois problemas não considerados na teoria clássica da firma de um único proprietário e administrador: o conflito de agência entre os participantes e a assimetria informacional. O conflito básico existe, pois o acionista não quer ser prejudicado pelo administrador, que por sua vez pode tomar decisões em benefício próprio
Falências:existem dois interesses de estudos quanto a esse fenômeno: como evitar que a empresa entre em insolvência e, no caso do estabelecimento da insolvência, como atuar durante o processo de falência.
Escolhas contábeis: o tema de pesquisa sobre