Plataformas logísticas
A logística existe desde tempos antigos, tendo sua aplicação mais evidenciada pelos exércitos, nos campos de guerra, onde quem conseguisse deslocar suas tropas e suprimentos da melhor maneira, sairia em vantagem. A Logística durante muito tempo teve significado relacionado ao transporte de cargas, porém atualmente esse significado foi ampliado para a cadeia de suprimentos ou cadeia produtiva, onde assume um papel de integração e interdependência com todas as áreas dentro e fora da organização. Goebel (1996) define logística como:
...o conjunto de todas as atividades de movimentação e armazenagem necessárias, de modo a facilitar o fluxo de produtos [...] como também dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, obtendo níveis de serviço adequados aos clientes, a um custo razoável. (GOEBEL, 1996).
No contexto dessa pesquisa a logística é tratada sob a ótica empresarial, pela análise da redução dos custos do transporte de grãos do centro sul do Brasil para os mercados internacionais através do possível uso de Plataformas Logísticas Multimodais ou PLM´s.
Segundo Boudoin (1996), as PLM´s são locais delimitados onde se concentram todos os serviços referentes à eficiência logística. A proposta para o uso das Plataformas Logísticas na exportação de grãos no Centro Sul visa a que redução nos custos logísticos, que hoje representam até 13% do PIB brasileiro, resultado bem acima do encontrado em países com dimensões territoriais semelhantes, como os Estados Unidos, onde o custo logístico é de aproximadamente 8% do PIB, produto de uma ótima rede de escoamento da produção conforme afirma o Boston Logistics Group apud FDC