Banco de dados
Bibliografia básica:
INTRODUCAO
* Um Banco de Dados pode ser definido como um conjunto de “dados”, devidamente relacionados. * “Dados “são “fatos conhecidos “que podem ser armazenados e que possui um significado implícito. * Um Banco de Dados é uma coleção logica e coerente de dados com um significado inerente. * Uma disposição desordenada de dados não pode ser considerado um banco de dados. * Um banco de dados e projetado, construído e populado com dados para um proposto especifico e possui um conjunto pré-definido de usuário e aplicações. * Um “Banco de Dados” representa algum aspecto do mundo real, que podemos definir como “minimundo “é qualquer alteração efetuada no minimundo reflete automaticamente no banco de dados.
Processamento Tradicional de Arquivos
* Inconsistências e redundância de Dados. * Dificuldade de acessos a Dados. * Isolamento de Dados * Problemas de integridades * Problemas de atomicidade * Anomalias de acesso concorrentes * Problemas de segurança da informação
SGBD – Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados
* E constituído por conjunto de dados associados a um conjunto de programas para acesso a esses dados. * O principal objetivo e proporcionar um ambiente tanto conveniente quanto eficiente para a recuperação e armazenamento dos DADOS no Banco de Dados.
Abstração de Dados
O SGBD deve fornecer uma “representação conceitual” dos dados, sem fornecer muitos detalhes de como os dados estão armazenados.
- NIVEL FISICO
Descrição de como os dados serão armazenados.
- NIVEL LÓGICO
Descreve Quais dados estão armazenados.
- NIVEL DE VISAO
Subconjunto de uma base de dados, formando deste modo, um conjunto virtual de dados.
INTÂNCIAS E ESQUEMAS
Esquemas
* Descrição de um banco de Dados * Especificada durante o projeto do Banco de Dados * Geralmente ocorre poucas mudanças nos esquemas.
Instâncias
* São os