plataforma resumo
O que é plataforma?
É um sistema responsável pelo gerenciamento e visualização da loja e com ele que se cria a loja virtual e Gerencia-la inclui produtos, estoques e preço, sendo o coração da loja.
A escolha da plataforma é uma decisão chave e deve ser encarada como um casamento entre empreendedor e a tecnologia, pois a escolha errada que ocasiona na troca de plataforma pode ser traumática para a empresa e com isso resultando em uma perda de eficiência que reflete no desempenho de vendas ou no atendimento ao cliente, por isso o processo da escolha de um a plataforma tem que ser levado a serio.
No Brasil atualmente muitos empreendedores se sentem inseguros sobre qual plataforma adotar, então foi criado pela equipe Curso de E-commerce o Guia de E-commerce com uma pesquisa sobre as plataformas mais usadas pelos brasileiros. Analisaram mais de seiscentas lojas virtuais através de formulários online, para através de uma metodologia estatística apropriado para chegar a uma visão das plataformas mais utilizadas.
Segundo dados da E-bit no seu relatório webshoppers, em 2014 o e-commerce brasileiro movimentou R$ 35,8 bilhões. Devido a esse crescimento as plataformas vem ganhando uma importância cada vez maior e pensando nisso a Câmara e-net, principal entidade multissetorial da América Latina e entidade brasileira de maior representatividade da economia digital criou o Comitê de plataforma para ajudar.
A pesquisa mostra que as plataformas alugadas representa 63,4% das lojas, e são as preferidas dos empreendedores, já as plataformas open souce, como Magento, Prestashop e a plataforma WordPress , do total representam 33,8% das plataformas utilizam o sistema open source, sendo o Magento o mais usado e 2,8% das lojas optaram por uma plataforma própria.
Existem plataformas pagas e as gratuitas:
Pagas: B seller; E hub; Fast commerce; Tray; Vtex; Uol Host; Elo7
Gratuitas: Bpg e-commerce;
Na loja usamos a plataforma