Plastos
Plastos ou Plastídeos são organelas citoplasmáticas presentes apenas em células de plantas e de algas. Sua forma e tamanho variam conforme o tipo de organismo e da célula em que se encontram. Em algumas algas e em certas briófitas, cada célula possui apenas um ou poucos plastos, de grande tamanho e forma característica. Em células de outras algas e plantas, os plastos são menores e estão presentes em grande número. Células da folha de plantas angiospermas podem conter entre 40 e 50 plastos. Há três tipos principais de plastos: cloroplastos, cromoplastos e leucoplastos.
Função dos Plastos
A sua função principal é a produção e armazenagem de compostos químicos importantes utilizados pela célula. Geralmente contêm pigmentos na fotossíntese, embora este tipo de pigmento pode variar, determinando a cor da célula.
Tipos de Plastos
Cromoplastos
São um tipo de plasto que apresentam pigmento. Entre esses pigmentos podemos encontrar os carotenóides, um grupo de lipídios que nas plantas e em certas algas atuam como pigmentos acessórios da fotossíntese, que apresentam dois grupos: os carotenos e as xantofilas.Os cromoplastos não realizam fotossíntese e são responsáveis pelas cores de certos frutos, de flores, das folhas que se tornam amarelas ou avermelhadas no outono e de algumas raízes, como cenoura. Por influírem na coloração de plantas, exercem atuação sobre animais, colaborando com a polinização e a dispersão de espécies de plantas.
Cloroplastos
O principal tipo de plasto é o cloroplasto, que se caracteriza por apresentar cor verde, decorrente da presença do pigmento clorofila. A maioria dos cloroplastos possui duas membranas lipoproteicas e um complexo membranoso interno formado por pequenas bolsas discoidais achatadas e empilhadas. As moléculas do pigmento mais abundante no cloroplasto, a clorofila, presentes nos tilacoides empilhados denominado granum, dispõem-se organizadamente em suas membranas internas, de modo a captar a luz solar com