Indice de sustentabilidade
O Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI, na sigla em inglês) renovou seu portfólio para 2013/2014. A nova composição entrará em vigor no próximo dia 23 de setembro e reúne 333 empresas de 25 países.
Oito brasileiras integram a carteira. O grupo seleto é formado pelo Bradesco, Cemig, Embraer, Itaú Unibanco, Itaúsa, Petrobras, Banco do Brasil e a Fibria.
Conduzida pela RobecoSAM AG, empresa de gestão de ativos voltada para investimentos sustentáveis, com sede em Zurique, na Suíça, a revisão abrangeu 2.500 empresas e apontou um líder para 24 supersetores.
Para serem incluídas, elas passam por rigoroso processo seletivo, que analisa dados econômicos, desempenho ambiental e social, governança corporativa, gestão de risco, mitigação da mudança climática e práticas trabalhistas.
Lançado em 1999 como primeiro índice global de ações composto por companhias consideradas social e ambientalmente responsáveis, o DJSI tem o objetivo de orientar a alocação de recursos pelos gestores globais, estimulando a responsabilidade ética corporativa e o desenvolvimento sustentável.
BRADESCO
A Organização Bradesco alinha-se às melhores práticas mundiais de sustentabilidade e a busca, permanentemente, na gestão, nos negócios e nas práticas do dia a dia.
A estratégia de sustentabilidade do banco é estabelecida para reunir todas as ações socioambientais com foco em 3 pilares:
Finanças Sustentáveis – inclusão bancária, variáveis socioambientais para concessão de crédito e oferta de produtos.
Gestão Responsável – valorização dos colaboradores, melhoria do ambiente de trabalho e práticas eco eficientes.
Investimentos Socioambientais – em educação, meio ambiente, cultura e esporte.
CEMIG
A sustentabilidade tem assumido, cada vez mais, um papel fundamental nas empresas que querem, de forma responsável, prosperar em seu mercado. E o grande desafio delas está relacionado ao princípio fundamental da sustentabilidade: o equilíbrio entre as dimensões social,