Turismo e indice de sustentabilidade
O que é?
O termo índice de Sustentabilidade é uma proposta e indicador concebido para medir o grau em que a indústria do turismo, (incluindo hotel, recreação marinha, setores e cruzeiros) tomam medidas para assegurar que suas atividades minimizem os impactos ambientais e sócio-culturais negativos. O índice pode ser calculado para um destino turístico especifico, em pais ou toda região do MAR.
Por que medir isso?
O turismo sustentável tenta reduzir os impactos ambientais negativos, minimizando a poluição, desperdício, consumo de energia, uso da água, os produtos químicos de paisagismo e iluminação noturna excessiva. Ele também tenta beneficiar os moradores locais por meio de práticas de contratação, o envolvimento da comunidade e respeito pelas culturas e tradições locais.
Nos últimos anos, os programas de boas práticas ambientais voluntários foram desenvolvidos para auxiliar os viajantes na identificação de empresas (por exemplo, linhas de cruzeiros, hotéis e operadores turísticos), que são ambiental e socialmente responsáveis em suas operações do dia-a-dia. Neste sentido, as empresas podem ter que fazer investimentos adicionais para atender as novas diretrizes do turismo sustentável e de normas. Práticas sustentáveis são cada vez mais consideradas pelos viajantes a ser um importante indicador da qualidade geral visitação.
Ao medir o percentual acumulado de empresas de turismo, com credenciais de certificação, o índice de sustentabilidade do turismo fornece uma medida básica do grau em que o turismo em determinada área atende às diretrizes ambientais e sociais básicos para a sustentabilidade.
Como é que podemos medir isso?
O Turismo e o Índice de Sustentabilidade levam em conta três setores principais de turismo:
Porcentagem de quartos que estão cumprindo com as orientações de turismo sustentável ou "eco-padrões.
Porcentagem de prestadores marinhos recreação (por exemplo, operadores de turismo ou guias)