Filtração
QUIMICA
Relatório: Filtração
Docente:
Angela Capelari
Kelly Artuzo
Discente:
Tiago Daffara Cavalheiro
Tatui-SP
29-03-2013
1. INTRODUÇÃO
A filtração é utilizada para realizar a separação do líquido de uma mistura sólido-líquido ou sólido-gasoso. O "equipamento" mais utilizado é o filtro de papel, usado para filtrar o café (um exemplo bastante prático do uso da filtração). Ele funciona como uma peneira microscópica, somente o líquido passa pelos seus minúsculos orifícios, acumulando a fase sólida dentro do filtro.
O nome dado á substância que passou pelo filtro é "filtrado". O filtro é feito de fibras entrelaçadas, formando uma peneira microscópica.
Tipos de filtros:
Num aspirador de pó, o filtro é utilizado para separar as partículas sólidas (poeira) do ar.
Laboratorialmente, os filtros baseiam-se em papel de filtro ou papel sem goma. São utilizados no fracionamento de misturas heterogêneas constituídas de um sólido e um líquido. O processo pode ser realizado sob pressão ambiente, chamada de filtração gravitacional ou filtração comum, ou sob a utilização de vácuo no recipiente que se pretende recolher o filtrado, a filtração à vácuo, desta forma acelerando o processo. Para isso, conecta-se uma bomba ou uma trompa d’água ao sistema. Existem também alguns filtros de sílica porosa, de uso frequente no laboratório de química.
Filtração simples
Processo que destina-se à separação dos componentes de misturas heterogêneas sólido-líquidas. São utilizados funil, papel-filtro, e copo de béquer para reter o filtrado.
Filtração a vácuo
Processo utilizado na separação dos componentes de uma mistura heterogênea sólido-líquido por meio de pressão negativa. São utilizados, funil de Buchner, bomba de vácuo ou trompa d´água.
Na indústria, os sistemas de filtração são usados em maior escala, e assumem uma maior importância, e assim