Turismo sustentável
Trabalho de Grupo da Unidade Curricular de Direito do Turismo do 1.ºano do curso de Gestão Hoteleira, 2011/2012
Elaborado Por:
Elsa Gouveia Domingos 42011167
Georgina Maria Neto Pires 42011168
Docente: Luís Rosa
Turismo sustentável
Aquele que atende, simultaneamente, às necessidades dos turistas e das regiões recetoras, ao mesmo tempo que protege e amplia as oportunidades para o futuro. É um condutor ao gerenciamento de todos os recursos, de tal forma que as necessidades económicas, sociais e ambientais possam ser satisfeitas sem desprezar a manutenção da integridade cultural, dos processos ecológicos essenciais, da diversidade biológica e dos sistemas que garantem a vida.
Figura 1 - O turismo sustentável e o ecoturismo
Sustentabilidade
Sustentabilidade pressupõe o que é sustentável, durável. É aquilo que se sustenta por muito tempo.
Em 1984, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, que tinha três objetivos principais: 1. Reexaminar questões críticas relacionadas ao meio ambiente e ao desenvolvimento, formulando propostas para enfrentá-las; 2. Propor novas formas de cooperação internacional para tratar dessas mesmas questões, que influenciassem as políticas e acontecimentos em direção às mudanças desejadas; 3. Elevar os níveis de compreensão e engajamento de indivíduos, organizações voluntárias, empresas, institutos e governos, com relação aos problemas ambientais e de desenvolvimento.
Desenvolvimento sustentável é a atividade que harmoniza o imperativo do crescimento económico com a promoção de equidade social e a preservação do património natural, garantindo assim que as necessidades das atuais gerações sejam atendidas sem comprometer o atendimento das necessidades das gerações futuras.
Princípios do desenvolvimento sustentável:
* Sustentabilidade ambiental * Sustentabilidade económica * Sustentabilidade sociocultural *