Índice de Sustentabilidade Empresarial
JUSTIFICATIVA
A preocupação com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável é cada vez mais discutida, principalmente na última década devido aos grandes problemas causados pelo crescimento fora de ordem: aquecimento global, poluição, pobreza, fome e doenças.
Algumas organizações empresariais e parte da população já despertaram para estes problemas e estão mudando sua maneira de agir. A participação junto aos problemas ambientais, sociais e econômicos passou a ser obrigação de todos e as empresas que executam bem esta participação recebem um tratamento diferenciado pelo mercado e pela sociedade.
Para avaliar o nível de comprometimento e a participação das empresas junto ao meio ambiente e à sociedade já existem, a nível mundial, vários métodos e índices que podem demonstrar se a entidade está agindo de maneira socialmente responsável. A criação de um índice brasileiro, que analisa os investimentos socialmente responsáveis, é sinal de que o Brasil está acompanhando a tendência mundial, pois a atenção ao desenvolvimento sustentável não é mais um diferencial e sim uma exigência.
INTRODUÇÃO
Devido à competição acirrada e à mudança no modo de pensar do consumidor nos últimos anos, essas relações tornaram-se uma questão de estratégia financeira e de sobrevivência empresarial. A responsabilidade social deve estar sempre ligada à noção de sustentabilidade, ou seja, deve conciliar as necessidades econômicas, sociais e ambientais para que a entidade cresça de maneira concreta e harmônica. Desta forma a empresa se desenvolve de uma forma contínua com base em princípios muito fortes (DUARTE, 1986). Coral (2002) menciona que uma empresa ser socialmente responsável não é um diferencial e sim uma obrigação.
A sustentabilidade empresarial vem ganhando cada vez mais espaço, a preocupação com o meio ambiente e a responsabilidade social vem sendo inserida dentro das grandes empresas e a criação de métodos para medir e