Indice de Sustentabilidade Empresarial (ISE)
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 8 REFERÊNCIAS 9 ANEXOS 10 ANEXO A – Balanço Social Eletrobras 11
1 INTRODUÇÃO
Nos dias atuais para garantir a continuidade da vida e preservação do ecossistema, empresas vem implantando na sua atuação elementos que considerem o equilíbrio nas relações com múltiplos grupos de interesse, demonstrando que os sistemas econômicos, sociais e ambientais estão associados e que não podem implementar estratégias que contemplem somente uma dessas dimensões.
Com isso, há alguns anos, para aplicar seus recursos, iniciou-se uma tendência mundial de investidores procurarem empresas socialmente responsáveis, sustentáveis e rentáveis. A partir daí, foram criados índices de sustentabilidade em escala global para avaliar várias dimensões das relações da empresa com a sociedade, o meio ambiente e os provedores de capital para a empresa. Diante dessa modificação na forma de percepção do valor por parte dos investidores e como uma iniciativa de vanguarda na América Latina, em 2005 foi criado o ISE-BOVESPA.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 ISE-BOVESPA
O ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial) foi criado pela Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, Instituto Ethos e Ministério do Meio Ambiente, entidades profissionais ligadas ao mercado de capitais. Pioneira na América Latina tem como objetivo criar um ambiente de investimento compatível com as demandas de desenvolvimento sustentável da sociedade contemporânea e estimular a responsabilidade ética das corporações por meio de boas práticas empresariais. Esse índice visa proporcionar aos investidores uma alternativa composta por ações de empresas que oferecem reconhecido comprometimento com a responsabilidade social e a sustentabilidade empresarial. Criação financiada pela