Clarice Lispecto
Mais um pouco da Vida e as Obras de Clarice LispectorClarice Lispector (1920 -1977) foi uma escritora e jornalista nascida na Ucrânia e naturalizada brasileira, figura marcante da literatura brasileira, que fez de suas entranhas o material bruto e primorosa de suas letras. A escritora relata em uma entrevista como foi sua trajetória de vida marcada pelas obras escritas ressaltando o realismo e o romantismo vivenciado principalmente pelas figuras femininas em suas obras; Obras igualmente múltiplas, cuja principal característica seja o modo como entra sem cerimônias ou subterfúgios, na relação do ser com a linguagem.
Em sua ultima entrevista concedida ao jornalista Júlio Lerner da TV cultura, a autora recorda sua vida, ressaltando que a mesma não se caracteriza como escritora e sim como uma amadora, pois prefere, produzir com liberdade e não por obrigação, onde há períodos que a autora produz intensamente e outros de extremo estado vegetativo.
Clarice ressalta que quando escreve para crianças exerce nela um estado maternal, cria um clima de aconchego e conforto, como se a história fosse contada por alguém bem próximo e bem querida; Já para adultos é como comunicar-se com o mais secreto dela mesma, onde segundo a autora “o adulto é triste e solitário, já a criança tem a fantasia solta”.
Em suas obras ela destaca o estilo feminino de sua escrita, tentando ilustrar características psicológicas das personagens que ficam em estado, de epifania provocando um desequilíbrio interior que mudará a vida das personagens. Para Clarice Lispector “Não é fácil escrever, mas já que se há de escrever, que ao menos não se esmaguem com palavras as entrelinhas, pois a palavra é o domínio do mundo”. É por meio das palavras que as pessoas expressam sua liberdade, tornam-se totalmente independentes, sendo decodificados, pela mente do homem que transcende sua própria condição humana e se liberta dos padrões convencionais literários e