bio plastos
Os plastos, também denominados de plastídeos, estruturas normalmente discóides, são orgânulos citoplasmáticos presentes exclusivamente em células de plantas e de algas, originados do processo de diferenciação dos proplastos (os protoplastídeos) de acordo com a função celular de cada um. Podem ser incolores (leucoplastos), ou coloridos, com pigmentos em seu interior (cromoplastos). Um exemplo comum de cromoplastos são os cloroplastos contendo o pigmento fotossintetizante clorofila. Além dos tipos referidos, os demais proplastídeos se diferenciam em: amiloplastos, que armazenam amido; Elaioplastos, que acumulam gordura; e Leucoplastos, desempenhando síntese de monoterpePlastos São organelas presentes em células de plantas e de alguns protistas (cianobactérias). Sua forma e tamanho variam de acordo com o tipo de organismo e a célula em que se encontram. Há três tipos principais de plastos: os cloroplastos, os cromoplastos e os leucoplastos.
Leucoplastos São plastos que não apresentam pigmentos e por isso não realizam fotossíntese. Podem acumular amido, óleos ou proteínas. Os leucoplastos que acumulam amido são denominados de amiloplastos e são encontrados em sementes, raízes (cenoura e batata doce), caules ( batata) e frutos. Em certas ocasiões, por necessidade, o amido acumulado nos amiloplastos , pode ser reconvertido em glicose e utilizado como matéria-prima e fonte de energia.
Cromoplastos São plastos que não possuem clorofila e sim pigmentos vermelhos ou amarelos, sendo responsáveis pelas cores de flores, de certos frutos, de algumas raízes e de folhas. Sua função nas plantas ainda não é muito bem conhecida.no (hidrocarbonetos / óleos essenciais).
Por Krukemberghe Fonseca
Fonte: Brasil Escola