Artigo morfologia
As células vegetais possuem organelas similares as das células animais, no entanto possuem parede celular ao invés da membrana plasmática. A parede celular é uma estrutura rígida, espessa e forte responsável pela proteção da célula, pela nutrição, crescimento, reprodução, é ela a responsável por dar sustentação à planta. Essa camada – parede celular –tira a mobilidade das células vegetais, além disso, possui cloroplastos, que são responsáveis por realizar fotossíntese, - respiração celular- . E nele se encontram uma estrutura membranosa contendo clorofila, responsável pela pigmentação esverdeada as plantas. Além disso possuem um grande vacúolo citoplasmático, local onde vai ser armazenado reserva energética, como por exemplo, o amido. Apresentam basicamente os mesmos componentes presentes nas células animais; no entanto, algumas diferenças podem ser observadas.
A comparação entre os esquemas de uma célula vegetal e de uma célula animal permite observar que as células vegetais são destituídas de centríolos e geralmente de lisossomos. No entanto podemos observar três componentes-membrana esquelética celulósica ou parede celular, plastos e vacúolos de suco celular-que não são verificados nas células animais.
Parede celular: Envoltório externo resistente que confere proteção e sustentação à célula vegetal.
Plastos: Existem vários tipos dessas organelas nas células vegetais. Os principais são os cloroplastos, organelas responsáveis pela fotossíntese, fenômeno em que as plantas sintetizam alimento a partir da energia luminosa e de substâncias inorgânicas simples.
Vacúolos: Estruturas saculiformes, que se apresentam pequenas e numerosas em células vegetais jovens e pouco numerosas em células vegetais adultas, nas quais preenchem grande parte do espaço interno. Os vacúolos promovem regulação osmótica, isto é controlam o mecanismo de entrada e saída de água na célula, e armazenam um suco que pode conter açúcares, óleos, sais e pigmentos diversos,