Plastificantes
Os plastificantes são líquidos orgânicos de baixa volaticidade que facilitam o movimentoo molecular das cadeias. São adicionados à formulação de um polímero e tem a finalidade de aumentar a flexibilidade, processamento, ou capacidade de alongamento.
Atuam enfraquecendo as forças de atração entre as moléculas, facilitando o deslizamento entre elas, pela redução das ligações polímero-polímero e criação das interações polímero-plastificantes.
Para que os plastificantes sejam aceitáveis existem algumas características desejáveis, tais como: baixa inflamabilidade, baixa toxibilidade , ausência de sabor, odor, cor, baixa migração,insolúveis em água, alta resistência térmica aos raios UV, boas características de processamento e baixo custo.
Sendo os plastificantes moléculas de baixo peso molecular, e que na maioria das vezes não estão quimicamente ligados á cadeia polimérica, estes podem migrar para o produto acondicionado. Esta migração pode ocorrer quando a embalagem sofre abraasão, quando esta é colocada em solução ou quando o plastificante sofrer lenta evaporação, ou ainda pelo contato de um sistema plastificado com outro não plastificado, como por exemplo: o alimento.
Dentre os plastificantes mais utilizados na fabricação de embalagens alimentícias , encontram –se o estearato de butila, citrato de acetil-tributila, sebacato de aquila que apresentam baixa toxidade e são utilizados na fabricação do PVC, os plastificantes como os ftalatos e adipatos são comumente usados para fabricação de embalagens alimentícias, produtos médicos, artigos infantis entre outras , possuem seu potencial carcinogênico e histogênico mais acentuados.
Toda substância utilizada no composto do material de embalagens para contato com alimentos deve ser aprovada para este uso.
Para a inclusão da lista positiva é necessário:
- Identificação da substancia
-Propriedades físicas e químicas da substância
-Aplicação da substância
-Dados de migração