Plasticos
Alguns modos de vibração para a molécula de água, na presença da radiação Infravermelha.
Talvez, a radiação infravermelha seja a mais utilizada pelas pessoas. Ela é a radiação responsável pela transmissão de calor de um corpo para o outro, sem a necessidade de contato entre eles. Por exemplo, como sabemos que um ferro de passar roupas está quente sem tocá-lo?
Bem, basta aproximar a nossa mão da superfície do aparelho e teremos a sensação de calor, ou seja, a superfície do ferro está quente e emitindo radiações infravermelhas, que vibrarão algumas moléculas da superfície da nossa mão. Daí, a sensação de calor.
Este tipo de radiação eletromagnética possui diversas aplicações, tais como em controles remotos, alarmes, sensores de temperatura para ambientes, lasers de leitores de CD, leitor de preços de caixa de supermercado, binóculos e câmeras de visualização noturna, ou seja, aparelhos sensíveis a radiações que não conseguimos visualizar ao olho nu, além de uso na medicina, com geração de termo-imagem, ou seja, imagens que mostram a distribuição de calor pelo corpo.
Os compostos químicos de uma forma em geral, absorvem radiação nas regiões do ultra-violeta, do visível e também na região do Infravermelho do espectro eletromagnético .
A radiação infravermelha provoca vibração de átomos ou grupos de átomos em um composto, estas vibrações podem ter amplitudes e velocidades diferentes. Estas vibrações ocorrem em torno das ligações covalentes que une os átomos, ou grupos de átomos.
O Infravermelho não só pode ser usado para compostos orgânicos, como também para compostos inorgânicos, tais como complexos de coordenação.
A energia das vibrações são quantizadas, ou